BII - Bolsa de Integração na Investigação
para alunos do 1º Ciclo (Licenciatura de Bolonha)
Descrição do cargo/posição/bolsa
Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Integração na Investigação-BII
Referência: BII-01/CASE/UBI/2008
Área científica genérica: Engenharia / Engineering
Área científica específica: Engenharia Biomédica / Biomedical Engineering
Resumo do anúncio:
Nos termos do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação, Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto, a Unidade de Investigação Centro de Accionamentos e Sistemas Eléctricos da Universidade da Beira Interior (Covilhã) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Integração na Investigação da FCT, com a duração de 12 meses, entre os meses de Outubro 2008 a Setembro de 2009, para alunos do 1º ciclo, ou equivalente, em licenciaturas na área da Engenharia Electrotécnica, Engenharia Biomédica, Ciências Biomédicas ou áreas afins.
O objectivo desta bolsa é o de desenvolver e estimular o gosto pelo trabalho de investigação científica através da prática de investigação, bem como o sentido crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes do ensino superior. Os trabalhos decorrerão sob a orientação de um investigador desta Unidade de Investigação, e no âmbito de um tema de investigação no domínio do ambiente relacionado com o uso de Inteligência Artificial no reconhecimento de padrões com aplicações em aprendizagem automática e sistemas adaptativos. O aluno poderá também estar envolvido com os novos equipamentos adquiridos recentemente para o Laboratório de Engenharia Biomédica a inaugurar no Departamento no primeiro semestre 2008/2009.
Texto do anúncio
A Unidade de Investigação Centro de Accionamentos e Sistemas Eléctricos (CASE) da Universidade da Beira Interior (Covilhã) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Integração na Investigação da FCT, para alunos do 1º ciclo, ou equivalente, inserida no Programa Plurianual de Financiamento para a Ciência e Tecnologia, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), nas seguintes condições:
1. Duração e Regime de Actividade: Duração de 12 meses não renováveis, com início previsto para 01 de Outubro de 2008, conforme Regulamento de Formação Avançada e Qualificação dos Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, disponível em
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento2008
2. Objecto de Actividade: Pretende-se estimular o gosto pelo trabalho de investigação científica através da prática de investigação, bem como desenvolver o sentido crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes do ensino superior.
Os trabalhos decorrerão sob a orientação do investigador Prof. Doutor J. A. M. Felippe de Souza desta Unidade de Investigação e no âmbito de um tema a decorrer relacionado com o uso de Inteligência Artificial no reconhecimento de padrões com aplicações em aprendizagem automática e sistemas adaptativos.
O bolseiro terá que elaborar, no final do período da bolsa, um relatório a validar pelo supervisor e a apresentar o seu trabalho em sessão pública organizada pela instituição que concede a bolsa. Serão estabelecidos acordos para a creditação (ECTS) do trabalho realizado pelo estudante.
3. Orientação Científica: A orientação científica do bolseiro ficará a cargo do seguinte investigador:
- Prof. Doutor J. A. M. Felippe de Souza, Professor Associado com Agregação
4. Requisitos: A formação académica requerida corresponde à frequência de uma Licenciatura (1º Ciclo) ou equivalente, na área da Engenharia Electrotécnica, Engenharia Biomédica, Ciências Biomédicas ou áreas afins, em instituições nacionais de ensino superior público ou privado.
5. Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (€ 140,00 por mês).
6. Documentos de Candidatura e Selecção: Os candidatos serão seleccionados segundo os seguintes critérios de avaliação: Classificação média nas disciplinas já concluídas da licenciatura, sendo dado preferência a alunos com o 2º ano completo em dois anos; Classificação média nas disciplinas relacionadas com a área de investigação, nomeadamente em disciplinas nas áreas de Matemática e Engenharia; Carta de intenção (uma página); e disponibilidade e motivação demonstrada através de uma entrevista.
As candidaturas serão avaliadas por um júri formado por três investigadores:
o J. A. M. Felippe de Souza, Professor Associado com Agregação,
o Sílvio José Pinto Simões Mariano, Professor Auxiliar, e
o Maria do Rosário Alves Calado, Professora Auxiliar.
A avaliação decorrerá entre os dias 12 e 16 de Setembro 2008.
Os candidatos deverão enviar documentação que ateste e suporte a informação que servirá de base para a sua avaliação, tendo em conta os critérios acima descritos. A documentação deve constar o contacto de e-mail e telefone/telemóvel e deverá ser enviada por correio electrónico para felippe@ubi.pt, indicando no assunto a referência BII-01/CASE/UBI/2008.
7. Data de início e de conclusão do prazo do Concurso: entre 24 Julho e 10 de Setembro de 2008.
Informações adicionais podem ser obtidas consultando a página (website): http://www.demnet.ubi.pt/~felippe/ ou pelo telefone +351 275 329 707.
8. Nº de vagas: 2 (duas)
Envio de candidaturas e informações:
Prof. J. A. M. Felippe de Souza
Unidade de Investigação Centro de Accionamentos e Sistemas Eléctricos (CASE),
Universidade da Beira Interior
Rua Marquês d’Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
Portugal
http://www.demnet.ubi.pt/~felippe/
e-mail: felippe@ubi.pt
Tel: +351 275 329 707
Fax: +351 275 329 972 (a/c Prof. Felippe de Souza)